Notícias

Qualifica Sepse faz palestra no Hospital Estadual Vila Alpina

O Projeto Qualifica Sepse promoveu uma palestra sobre a identificação precoce da doença e atuação da equipe de enfermagem no tratamento no Hospital Estadual da Vila Alpina, na última quarta-feira (28/6).

Qualifica Sepse
Os enfermeiros Hamilton Gabriel Lobo, da educação permanente; Duilio Manzotti Júnior, Responsável Técnico, e Poliana Nunes, da educação permanente, com a conselheira Renata Pietro

A conselheira Renata Pietro, especialista no assunto, destacou questões como o papel fundamental da equipe de enfermagem na detecção e tratamento. "Sabemos que cada hora de atraso na administração de antibióticos aumenta a mortalidade por sepse em 8%", alertou.

O Coren-SP fez a palestra a convite do gerente de enfermagem do Hospital Estadual da Vila Alpina, Duilio Manzotti Júnior.

HEVA conquista nova certificação canadense

O Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), administrado pelo Seconci-SP, acaba de receber uma nova certificação do Canadian Council for Health Services Accreditation, uma das mais renomadas empresas certificadoras no segmento de saúde do mundo, no padrão Diamante, denominado QMentum. A instituição havia sido certificada pela primeira vez em 2011.

O evento de entrega da placa de certificação ocorreu no dia 10 de outubro, no hospital. Segundo o presidente do Seconci-SP, Sergio Porto, "este selo reafirma a missão da Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP de atender à demanda da rede pública de saúde com o máximo de qualidade, além de reforçar a nossa responsabilidade no alcance desta meta".

"A nova obtenção do selo atesta a competência da instituição e, principalmente, o comprometimento de todos os nossos funcionários, em se enquadrar em padrões de qualidade, garantindo excelência e segurança no atendimento dos pacientes", declara Fernanda Lopes, superintendente do HEVA.

No Brasil, a Accreditation Canada estabeleceu uma joint venture com o IQG para implantação e manutenção desta metodologia internacional. O diretor do IQG, Rubens Covello, fez questão de ressaltar "a participação da alta direção do Seconci-SP, algo decisivo para a conquista de mais essa certificação".

Hospital Vila Alpina recebe placa de "Hospital Amigo da Criança"

Durante a cerimônia na OPAS, que contou com a participação de pioneiros na implementação da Ihac, o Hospital Estadual da Vila Alpina recebeu o Selo "Hospital Amigo da Criança".

A Coordenadora da Unidade Neonatal do Hospital, explica que desde o surgimento da unidade, há 15 anos, o objetivo era se tornar Amigo da Criança. "A gente sempre se preparou com treinamentos, e a gente teve um apoio muito grande da alta direção do Hospital pra que isso acontecesse. Foi uma jornada longa, mas hoje estamos recebendo o selo".

Já o Coordenador do Bloco Materno Infantil do Hospital Estadual da Vila Alpina, Alencar Rufino, conta que o selo também tem papel de motivador. "Daqui pra frente a gente espera continuar trabalhando como já vem fazendo nestes 15 anos, para que a gente possa sempre buscar boas práticas. Hoje o hospital esta em festa, e os profissionais ficam muito mais estimulados quando eles são reconhecidos. O título traz um gás novo e uma energia nova".

Para receber o título de Hospital Amigo da Criança, a unidade deve estar de acordo com os "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno" e com os "Passos para ser Hospital Amigo da Criança".