Prêmios e Certificações

O Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA) é uma organização acreditada. 

A metodologia internacional de excelência - QMentum International, orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança. A ACCREDITATION CANADA abre caminho às instituições de saúde brasileiras para buscar seu posicionamento em par de igualdade com melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de benchmarking.
O que é Acreditação? Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
Programa que envolve ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Estado. O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas do Estado para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento. O Selo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso.
O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.
O Programa de Acreditação AABB/ABHH para Serviços de Hemoterapia e Bancos de Sangue foi o primeiro a ser lançado pelas duas entidades. A iniciativa visa aperfeiçoar a qualidade e a segurança dos serviços de hemoterapia e bancos de sangue brasileiros. As áreas abrangentes são: Imuno-Hematologia, Laboratório em Hematologia, Sorologia em Hemoterapia, Hemostasia e Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia. Normalmente
Engajamento na captação de órgãos do programa de transplante.
A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo promove e reconhece iniciativas ambientais dos serviços de saúde do SUS em todo o Brasil O Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, já premiou mais de 50 projetos socioambientais desenvolvidos por prestadores de serviços de saúde do SUS no Estado de São Paulo.